O aluno do Colégio Dom Aguirre Rogerio Bolcont Filho, que aos 14 anos conseguiu bolsa iniciação científica CNPQ, busca maneiras de controlar pragas na agricultura sem afetar a saúde do ser humano junto a alunos e professores da pós-graduação. No intervalo do desenvolvimento de sua pesquisa, ele nos concedeu uma entrevista na qual dá dicas sobre como iniciar a trajetória no caminho da ciência. Confira:
Ter iniciativa
Acima de tudo, é preciso ter iniciativa, saber sobre feiras e concursos de ciência, participar das atividades científicas propostas na escola, tentar produzir ciência, de alguma maneira.
Fazer o que gosta
A pessoa tem que buscar aquilo que a satisfaz, pois ela vai estudar muito aquele tema. Se não gostar do que pesquisa, corre o risco de desistir.
Persistir sempre
Um dos principais conselhos é, ao definir o caminho a seguir, não desistir. Às vezes demora, é cansativo, não dá para ir um dia ou outro, mas tem que pensar no objetivo.
Confiar no incentivo dos professores
Se eles indicam você para possibilidades de feiras, projetos de pesquisa, é porque confiam no seu potencial.
Curiosidade não mata
É preciso ser curioso, ter interesse, querer entender como funciona o mundo, as coisas, seu objeto de pesquisa.
Se você é estudante do ensino médio e gostou destas dicas, que tal conhecer mais sobre o programa de iniciação científica PIBIC do CNPQ? Clique aqui e saiba mais.
- Cachorros sem fome, gatos saudáveis. É o trote solidário do Dom - 11/04/2017
- Dança, Teatro e Capoeira: participe das oficinas do Dom - 31/03/2017
- Alimentação saudável na escola: uma realidade - 21/03/2017