O que política e democracia representam para você?

“Xi, não gosto de política!”. “Políticos são todos desonestos”. Quem é que nunca ouviu estas e outras expressões que fazem com que a maioria de nós crie verdadeira aversão ao assunto?

Mas o que é política? Onde surgiu? Qual sua finalidade? Para falar sobre o assunto, o professor Maurício Alfredo conduzirá uma atividade extensiva para os alunos do Ensino Médio intitulada “Geopolítica e Atualidades”,  neste sábado (18/03), a partir das 8h.

A proposta do tema é desconstruir e construir novamente o significado das palavras política e democracia junto aos alunos.

A palavra Política será tratada dentro de um conceito Aristotélico, a qual é compreendida como uma prática social múltipla e cotidiana, que se insere na realidade de todo e qualquer homem socializado.

“Os Gregos e Romanos criaram a esfera pública, ou seja, ninguém se identifica com o poder, a vontade de ninguém é lei e, portanto, a autoridade é coletiva, pública, é aquilo que constitui o cidadão. Para eles, quando o espaço público foi tomado pelo espaço privado, a política acabou, ou seja, a condição da política é quando o espaço privado não interfere no espaço público”, explica o professor.

Assim, de acordo com esses conceitos, os alunos verão que o que se faz no Brasil não é política e sim politicagem.

Já o conceito de democracia – Governo do povo para o povo – será tratado dentro da mesma metodologia. O professor ressalta que o aluno perceberá que o único motivo do país ser democrático é pelo fato de votar para Presidente, Governador, e em seus representantes das assembleias estaduais e Federais..

“Espera-se que essas discussões não terminem com a aula, tenham continuidade com seus familiares e colegas e que com elas possamos de fato acreditar na política e na democracia como sistemas que podem efetivamente contribuir para a melhoria das condições de vida do país”, complementa o docente.

Na aula também serão explorados dois vídeos do Youtube.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *