O que é ser um Cientista Mirim

O que é iniciação científica

A Iniciação Científica é um programa que visa colocar estudantes em contato com linhas de pesquisa. Proporciona ao aluno, sob orientação de professor pesquisador,  a aprendizagem de técnicas e métodos científicos.

Cientista Mirim, quem é?


Enquanto a iniciação científica é geralmente voltada para alunos de graduação e até do ensino médio, a iniciação científica mirim engloba estudantes desde o ensino fundamental.


Como diz um dos maiores astrofísicos da atualidade, Neil DeGrasse Tyson (este mesmo do meme acima), a criança é pesquisadora por natureza, porque ela nasce curiosa e aprendendo a lidar com o mundo novo. Segundo estudiosos ligados à Sociedade Brasileira de Progresso da Ciência (SBPC), quanto mais cedo a pessoa se envolver com ciência, melhor para desenvolver uma mentalidade científica.

Como ser um Cientista Mirim

Eventos como feiras de ciência são muito interessantes para apresentar uma ideia um projeto que pode se tornar tema de uma pesquisa de iniciação científica. Muitos pesquisadores nascem assim. Procure seu professor de Ciências e saiba quais eventos podem gerar estudos com potencial de se tornar um trabalho de iniciação científica.

Confira vídeo em que aluno do Dom Aguirre relata como é ser bolsista da Iniciação Cientifica Mirim na Uniso.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *