Aluno dá dicas para jovens cientistas

O aluno do Colégio Dom Aguirre Rogerio Bolcont Filho, que aos 14 anos conseguiu bolsa iniciação científica CNPQ, busca maneiras de controlar pragas na agricultura sem afetar a saúde do ser humano junto a alunos e professores da pós-graduação. No intervalo do desenvolvimento de sua pesquisa, ele nos concedeu uma entrevista na qual dá dicas sobre como iniciar a trajetória no caminho da ciência. Confira:

Ter iniciativa

Acima de tudo, é preciso ter iniciativa, saber sobre feiras e concursos de ciência, participar das atividades científicas propostas na escola, tentar produzir ciência, de alguma maneira.

Fazer o que gosta

A pessoa tem que buscar aquilo que a satisfaz, pois ela vai estudar muito aquele tema. Se não gostar do que pesquisa, corre o risco de desistir.

Persistir sempre

Um dos principais conselhos é, ao definir o caminho a seguir, não desistir. Às vezes demora, é cansativo, não dá para ir um dia ou outro, mas tem que pensar no objetivo.

Confiar no incentivo dos professores

Se eles indicam você para possibilidades de feiras, projetos de pesquisa, é porque confiam no seu potencial.

Curiosidade não mata

É preciso ser curioso, ter interesse, querer entender como funciona o mundo, as coisas, seu objeto de pesquisa.

Se você é estudante do ensino médio e gostou destas dicas, que tal conhecer mais sobre o programa de iniciação científica PIBIC do CNPQ? Clique aqui e saiba mais.

 

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *